segunda-feira, 31 de março de 2008

A Era das Balzacas...


"O casamento deve combater incessantemente um monstro que devora tudo: o hábito." (Honoré de Balzac)

***

Me permiti copiar e colar o trecho de A Mulher de Trinta Anos: "Uma mulher de trinta anos tem atrativos irresistíveis. A mulher jovem tem muitas ilusões, muita inexperiência. Uma nos instrui, a outra quer tudo aprender e acredita ter dito tudo despindo o vestido. (...) Entre elas duas há a distância incomensurável que vai do previsto ao imprevisto, da força à fraqueza. A mulher de trinta anos satisfaz tudo, e a jovem, sob pena de não sê-lo, nada pode satisfazer."


Só prá contextualizar, o livro trata a fundo da questão do destino da mulher na sociedade e, em particular, dentro do casamento. "A Mulher de Trinta anos" contém estudos de psicologia feminina de extrema agudeza. Sua personagem principal, Júlia d`Àiglemont, é o primeiro grande retrato da mulher mal casada, consciente da razão de seus sofrimentos e revoltada contra a instituição imperfeita do matrimônio.


Constitui uma etapa na história da emancipação feminina. Revela-nos os sofrimentos da mulher incompreendida que não encontrou no casamento a realização de seus sonhos.


Por mais incrível que possa parecer, mais de um século e meio depois, após a ala feminina ter conquistado seu papel na política, na história, e, mais que isso, se auto-nominar como senhora de seu desejo, ainda se vê posições inconcebíveis quando o assunto é casamento.


É triste ouvir amigas se casando (ou às vezas mal-casando) com uma espécie de auto-indulgência implícita no texto: " É melhor ser divorciada do que solteira!"


Juro que quando ouço isso, sinto vontade de mudar de sexo!!!!


Casamento prá mim é outra coisa!


É muito mais prático. Mais maduro. Mais responsável.


Casar, por ser a companhia do outro agradável, por confiar em alguém a ponto de dividir sua contas com ele, seus segredos.... seus sonhos e fantasias...


Não colocando sobre os ombros do outro a responsabilidade da tua própria felicidade. ESTA só pode ser conquistada por você.


Além disso, casar, no sentido prático da coisa, só sendo independente tanto emocionalmente quanto financeiramente, com a maturidade de levar a coisa o tão pra sempre quanto dure o ser feliz do casal, ou o amor, como preferir...


Impossível essa conquista antes dos 30 anos... Sério!


Depois disso, vale tudo: festas gigantes, bem-decoradas, vestido dos sonhos (mas por favor, consulte alguém de confiança estética prá te ajudar nesta escolha!!!), viagens paradisíacas... o que for preciso... desde que os dois tenham em mente manter as honrarias ao afastar o tédio, o hábito, a rotina.


Ah! Também vale a pena a boa e velha festinha que deixa prá trás a antiga condição civil.... rs


Entenda-se aqui o que sua imaginação permitir....rs



bjinhos


Hell


Um comentário:

Anônimo disse...

Amei o post! Atualmente a mulher de 30 eh caracterizada pelo batido-amado-incansavel sexy in the city. A mulher de 30 eh muito mais.
Conheci o AMOR de verdade aos 27, fui amada aos 28 e me casarei aos 30! Com direito a festona, viagem e apartamento lindo de revista, e melhor, conquistado por nos dois.
Observo amigas (e nem tao amigas) entrarem no sexo de uma noite e no P.A. (sem traduccao literal). Acordam de ressaca, a moral muito maior do que a fisica, fica o tesao mas a dor do vazio eh ainda maior. Meninas, hello!
Acordem! Todas queremos nosso Mr. Big! Acordar de rosto borrado, de ressaca e ele te achar linda. Andar nua (literalmente) sem se preocupar com a celulite, comprar uma lasanha congelada e ser lindo!
Fora P.A! Lutem pelo P.SEU PARA SEMPRE! E antes dele do amor para sempre... mesmo aos 30!

Mari