quarta-feira, 12 de março de 2008

“A Verdade” existe?

"Devemos ter ciência que a Verdade
não é propriedade de ninguém, de nenhuma raça.
Nenhum indivíduo pode reclamar sua exclusividade.
A Verdade é a natureza simples de todos os seres..."
(Swami Vivekananda - Mestre Indu)

* * *


O belo texto da Hell (gostei da grafia!) sobre “verdades” cumpriu o seu papel e me levou a pensar, questionar, refletir...

Depois de esgotar minhas próprias idéias, decidi apelar para o pai dos burros do século XXI e procurei no Google o que alguns pensadores mais renomados que eu disseram sobre o assunto. De Swami Vivekananda a Nietzsche, passando pelo Dalai Lama e a Bíblia, encontrei muitas verdades diferentes.

No final, esse processo só fez reforçar a opinião que eu já tinha, de que a “verdade” está dentro de cada um de nós, na nossa convicção, nossa crença, nosso ponto de vista. E a coerência que a Hell citou, à qual eu dou tanta importância, é a capacidade de viver e agir em concordância com essa verdade interna.

O problema está no intercâmbio dessas verdades, que nem sempre é sadio. As pessoas se acostumam a esconder suas verdades por medo de julgamento e rejeição, ou para evitar mágoa e conflito. Daí as máscaras.

Por outro lado, quem pode dizer honestamente que está sempre, sempre aberto à verdade alheia, sem filtros ou julgamentos? Quem nunca tentou convencer outra pessoa da sua própria verdade? Convenhamos, a "culpa" é de todos nós.

Há alguns anos, uma namorada me perguntou se eu achava que ela estava bem naquela roupa. Com todo o meu tato de escorpiano, eu disse que não. Nesse momento, desprezei o óbvio: ela tinha convicção de que estava, sim, muito bem. Queria apenas minha reafirmação. A negativa, é claro, gerou um conflito, uma dúvida, daquelas que doem... e por muito tempo.

Talvez fosse melhor simplesmente ter aceitado a verdade dela, e concordado. Deixo essa conclusão a cargo de cada um.

Ser straight to the point não é só uma questão de se expor, muitas vezes é uma questão de expor a quem se ama. Desnecessariamente? Em muitos casos, sim.

Particularmente, dou mais importância à intenção por trás de cada atitude do que à atitude em si. Mentir, omitir, enganar é errado SEMPRE? Se o cara que você ama lhe perguntasse se é melhor na cama do que seu último amante, você seria capaz de responder “não”?

A Hell diz que “a verdade exige auto-exposição, ética exacerbada”. Discordo. A verdade pode ser usada para machucar e isso não é coisa para fortes.

Forte é aquele que guarda para si a verdade que fere e compartilha a que ameniza a dor.

Não é tudo igual. Não aqui.

Sejam fortes,

Mauricio

2 comentários:

Constance Zahn disse...

AMEI!!!

To com o Mau nessa!

Quero mais! Quero mais!!!

Constance Zahn disse...

Vamos fazer uma comunidade no Orkut?!?!?!

(a louca que parece não ter o que fazer...!)