segunda-feira, 5 de maio de 2008

O Total, o Terno e o Trágico


A mulher pergunta para o homem: Você gosta de tudo em mim? Minha boca? Meus olhos? Meu nariz? Minhas orelhas?
O homem responde: Sim, gosto de tudo em você.
Então, você me ama totalmente?
Sim, diz ele. Totamente, Ternamente e Tragicamente.


Esse diálogo, que é a primeira cena de um filme de Godard, causou em mim um certo estranhamento.

A necesssidade da mulher não apenas ser amada inteiramente, mas de ser DESEJADA pedaço a pedaço.

A forma como o homem a ama: total, terna e tragicamente.

Mas não é apenas isso. A relação não se sutenta após esse diálogo. E por que não?

Ao meu ver, porque não só de amor vive um casal... Existe também a cumplicidade, o cultivar a relação, o interesse pelo outro (o avesso do desprezo, ou melhor, menosprezo)...

Uma mulher busca num homem o EFEITO de seu amor, e muitas vezes, o homem acha que esse efeito é MATERIAL... Uma casa melhor, um carro melhor... Alguns poucos buscam o efeito de um homem melhor... que busca, ou não bens materiais/dinheiro

Um homem busca numa mulher o RECONHECIMENTO por suas conquistas... Conquistas estas buscadas em nome do "amor"... Ou então, algo que ainda não descobri...rs

Agora, se for prá escolher uma forma de ser amada por esse homem, que seja INTENSAMENTE!!!

bj
Hell

Um comentário:

Magnifiscent7 disse...

Ouso dizer que é a cena mais bonita que eu conheco no cinema. Otima escolha.